FASHION UNRAVELED: EXPOSIÇÃO NO FIT TRAZ ODE A IMPERFEIÇÃO

Viktor & Rolf Primavera 2017.

Na temporada de primavera verão 2017 de Alta-costura, a dupla Viktor & Rolf trouxe para a passarela vestidos inspirados no Kintsugi — técnica japonesa que acentua o rachado da cerâmica com laca misturada a pó de ouro. A ideia de dar visibilidade a falhas e defeitos pode soar inadequado para a moda, já que esta é uma aniquiladora profissional de tudo que foge do seu controle. No entanto, é justamente nessa linha de entender os desgastes naturais ou propositais das roupas que nasce a exposição “Fashion Unravaled” com abertura para maio do ano que vem, no FIT, em Nova York.

A mostra vem em um momento de completa resiliência para a moda, um momento de retorno ao natural, sem muitas interferências processuais. Desde a adoção de material orgânico até de estéticas não replicáveis de um material rústico, por exemplo.

Para isso, a mostra pretende examinar os conceitos de imperfeição que rondam seu ambiente. Vestuários que foram alterados, que estão inacabados ou desconstruídos, roupas que mostram sinais de desgaste e a incomum beleza dos objetos defeituosos.

A menos que tais imperfeições sejam intencionais – como são no caso da moda desconstruída – roupas como estas seriam, certamente, ignoradas em coleções de museus afora. Para esta exposição, o FIT incluirá uma seleção de objetos da coleção permanente do museu, destacando peças que não só são visivelmente atraentes, mas que podem contar histórias intrigantes sobre seus criadores e/ou usuários.

Somente nos últimos anos os objetos imperfeitos foram considerados importantes. E isso diz respeito ao fascínio biográfico que eles passaram a representar historicamente. Ao narrar histórias, sinais de desgaste ou transformações do próprio tecido que podem ser encontrados em roupas de alta costura, por exemplo, destacam o valor econômico e emocional duradouro das peças. Essas roupas — que muitas vezes não são vistas por ficarem longe do olhar dos visitantes dos museus — desafiam o conceito de moda como uma mercadoria estritamente efêmera e descartável.

A exposição também revelará como a aparência de roupas envelhecidas, com suas falhas e sinais de decadência, foi abraçada por muitos designers como uma escolha estética, promovendo a reconstrução de noções sobre beleza e valor na moda.

Fashion Unraveled pode ser conferida do dia 29 de maio ao dia 17 de novembro de 2018 no FIT, em Nova York.